PROGRAMA / PLANIFICAÇÃO – (INPUT)

Terminado o encontro inicial e a prova de contacto para com as restantes comunidades, deixo aqui a planificação/programa inicial (INPUT) e o dossier de desenvolvimento entregue na ultima aula (ambos inacabado e sujeitos a alterações).

Ao longo da história contemporânea, na sociedade, nem todos os tipos de informação tinham o poder de alterarem de imediato as pessoas. As mensagens são trabalhadas ao longo do tempo e vão se infiltrando de uma forma viral na consciência geral funcionando como autênticos invasores ideológicos e políticos. Contudo, encarando a globalização como um fenómeno recente, tanto as lógicas mercantis como as lógicas de protesto massificaram-se de tal forma que resultaram em fenómenos de índole social que nos afectam a todos e que extravasam uma determinada paisagem política e ideológica que vinha sendo construída ao longo da história da sociedade global. Para isso muito contribuiu o design, quer na alienação, quer na contestação. Apropriando-me disto e acrescentando a metáfora do fenómeno cientifico da Entropia defini a seguinte questão central para ilustrar a minha actividade projectual:

-“De que forma o Design se pode assumir como uma ferramenta de protesto na (ou para) a sociedade actual?”.

Dossier e Mapa

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História e Crítica do Design I

Unidade Curricular da licenciatura de Design de Comunicação da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa

História e Crítica do Design I

Unidade Curricular da licenciatura de Design de Comunicação da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa

[fbaul] dcmp + dc1 2013-2014

Plataforma académica da actividade projectual de DCMP e de DC1

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Joana Alvim / Maria Serra / Rita Mata / Guy Edward

Arquivo da actividade curricular de Projecto 2 e de Laboratório 2 do mestrado em design de comunicação e novos media